domingo, 12 de julho de 2009

A Casa & A rua - Roberto da Matta



Imagem


Sinopse

Autor de importantes estudos de antropologia urbana, Roberto DaMatta conseguiu a incrível façanha de levar seus estudos a um grande público e ao mesmo tempo ser saudado como um dos maiores intelectuais do Brasil.

A casa & a rua, agora lançado pela Rocco em quinta edição, é um livro essencial para quem deseja compreender a sociedade brasileira e sua intrincada rede de relações. A idéia básica do estudo é que, no Brasil, a casa e a rua não representam apenas espaços geográficos, mas são acima de tudo entidades morais, esferas de ação social. O mesmo homem sensato em família, quando vai para o mundo da rua se transforma em inoportuno. A cordialidade, assim, está restrita ao mundo da casa.

Em um estudo definitivo sobre Dona Flor e seus dois maridos e outras obras de Jorge Amado, DaMatta observa a visão sutil e provocadora do ambíguo como algo positivo e desejável, um ponto de apoio para se entender sociologicamente o nosso universo.

O entendimento do Brasil, para DaMatta, também se dá por meio da percepção do que representa a morte no imaginário da população. O outro mundo, para o brasileiro, é uma realidade social de esperanças e potenciais que a história ou o mundo real impediram.

Um levantamento recente da Unicamp comprovou que Roberto DaMatta é o cientista social mais citado em trabalhos acadêmicos brasileiros. Seus ensaios - como esses apresentados em A casa & a rua - têm uma vitalidade que é fruto de seu imenso desejo de compreender o Brasil pelo único lado que lhe parece confiável: suas imensas contradições.

Sobre o autor: Roberto DaMatta é atualmente professor da Universidade de Notre Dame (EUA). Foi professor do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde dirigiu o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e chefe do Departamento de Antropologia. Seus livros Carnavais, malandros e heróis, A casa & a rua, O que faz o brasil, Brasil?, Explorações: ensaios de antropologia interpretativa, Relativizando, Conta de mentiroso e Torre de Babel foram publicados pela Rocco.



Um comentário:

  1. R. DaMatta virou americanizado, abraçou a caisa nazifacista do ultra direita neo liberal "Tea Party" da Phalin (a idiota), viveu muito tempo lá nos States, e atualmente vem dar pitaco em política aqui. Go Home DaMatta. Volta para os States, vc. agora é de lá e não faz falta nenhuma aqui . . .

    ResponderExcluir