sábado, 26 de junho de 2010

Download da Minissérie A Era das Utopias




Documentário do cinasta Silvio Tendler, em seis episódios, transmitodos pela TV Brasil entre os dias 31 de agosto e 05 de setembro de 2009, sobre a advento geral de avanços e conflitos dos últimos tempos, o fluxo e os choques ideológicos do Século XX e suas conseqüências, tanto benéficas quanto catastróficas.

"A utopia pela igualdade entre os homens inspirou gerações. O mundo soviético inspirou os sonhadores. Com o fim da II Guerra Mundial, os Estados Unidos são a potência emergente. O american way of life passa a ser o modelo de civilização, quase uma norma. O mundo assiste a um confronto cultural, social, religioso, político e ideológico.

Foi nessa época, há vinte anos, que Silvio Tendler começou a catalogar e organizar as utopias de sua geração. Para Silvio Tendler, utopia é a palavra mais utilizada nesses últimos tempos e é um assunto que sempre o fascinou. 'Eu sempre trabalhei muito na questão das ideologias, na questão da história, e corri atrás desta construção pelo mundo afora. São vinte anos de pesquisa em torno destas questões ideológicas que pautaram minha geração'. A construção, a qual Tendler se refere, é Era das Utopias - nova minissérie da TV Brasil, que estreia em agosto."



DOWNLOAD DO TORRENT EM: 
http://thepiratebay.org/torrent/5604994/Era_das_Utopias_%28minisserie%29

domingo, 20 de junho de 2010

As Raízes Medievais da Europa - Jaques Le Goff






Todo livro de história, mesmo se trata de um período muito distante no passado, tem relação com o presente. Este livro situa-se, antes de tudo, na conjuntura européia atual, e quer ilustrar a idéia de que a Idade Média é a época do aparecimento e da gênese da Europa como realidade e como representação, e que ela constitui o momento decisivo do nascimento, da infância e da juventude da Europa, sem que naqueles séculos se tivesse a idéia ou a vontade de construir uma Europa Unificada. Os esboços da Europa e as estruturas de expectativa do que se tornará a Europa a partir do século XVIII nada têm de um processo linear e não legitimam a idéia de uma entidade inscrita obrigatoriamente na geografia e na história. Hoje a Europa ainda está sendo feita e, até, pensada. O passado propõe mas não impõe, o acaso e o livre-arbítrio humano criam o presente tanto quanto a continuidade. Este ensaio se esforçará por mostrar quais foram os esboços medievais da Europa e o que, mais ou menos, combateu e desfez esses esboços. Também tentará provar que os séculos IV-XV foram essenciais e que, de todas as heranças em ação na Europa de hoje e de amanhã, a herança medieval é a mais importante. Visto com distância histórica, o século XV pode ser considerado, de fato, como o começo de um outro longo período que pode ser chamado de Tempos Modernos, mas trata-se do fim da Idade Média? Ou podem ser avaliadas as relações entre essa Idade Média e a elaboração da Europa? O autor propõe que uma "longa Idade Média" estaria mais perto da realidade histórica.

As Raízes Medievais da Europa
Autor: Jaques Le Goff
Gênero: História Medieval
Formato: PDF

BAIXAR: http://www.easy-share.com/1909646902/As

Pré-socráticos "Os Pensadores"


Pré-socráticos "Os Pensadores"



Fragmentos, Doxografia e Comentários

Pré-socraticos (Coleção Os Pensadores)

Baixar: http://www.easy-share.com/1909641240/Pre-socraticos.pdf  

Heródoto


Heródoto foi um historiador grego, continuador de Hecateu de Mileto, nascido no século V a.C (485 - 420 a.C) em Halicarnasso (hoje Bodrum, na Turquia). Foi o autor da história da invasão persa da Grécia nos princípios do século V a.C, conhecida simplesmente como "As histórias de Heródoto". Esta obra foi reconhecida como uma nova forma de literatura pouco depois de ser publicada.

Heródoto A História
Formato: PDF

BAIXAR: http://www.easy-share.com/1909640720/Historia

Auschwitz - O Testemunho de um Médico (Dr. Miklos Nyiszli)




A premissa de Médico em Auschwitz é uma das mais mórbidas de toda literatura do século XX: um médico criminologista, judeu húngaro, trabalha forçadamente no campo de Auschwitz, sob o comando do próprio Dr. Josef Mengele. Infelizmente, é um livro de não-ficção.

A auto-biografia de Miklos Nyiszli, médico em Auschwitz, possuí descrições vivas dos acontecimentos no campo. Sob a ótica do meticuloso Dr. Nyiszli, nada escapa. Descreve vivamente a rotina de Sonderkommando (prisioneiro especial: tratado melhor que os outros, trabalhava diretamente nas câmaras de gás e era executado depois de dois ou três meses).

O livro de Nyiszli revelou ao mundo muito da crueldade dos campos, da natureza dos nazistas: Nyiszli pinta oficiais cruéis, mas ainda humanos - mesmo o Dr. Mengele, ocasionalmente, parece um ser humano.



 BaixAR: http://w14.easy-share.com/1700941289.html

A Importância do Ato de Ler

 


Descrição: O livro “A Importância do Ato de Ler” de Paulo Freire, relata os aspectos da biblioteca popular e a relação com a alfabetização de adultos desenvolvida na República Democrática de São Tomé e Príncipe.

Ao mesmo tempo, nos esclarece que a leitura da palavra é precedida da leitura do mundo e também enfatiza a importância crítica da leitura na alfabetização, colocando o papel do educador dentro de uma educação, onde o seu fazer deve ser vivenciado, dentro de uma prática concreta de libertação e construção da história, inserindo o alfabetizando num processo criador, de que ele é também um sujeito. Um ótimo livro de pedagogia.

Autor: Paulo Freire
Tamanho: 322 Kb

Easy-share: http://www.easy-share.com/1904206674/paulo+freire+-+a+importancia+do+ato+de+ler.rar

 

O MITO EM QUADRINHOS

 
.

Ela retrata a vida e a luta de Guevara. Da infância na Argentina à captura e execução em La Higuera, na Bolívia, os eventos que levaram Che Guevara a se transformar no símbolo que é hoje são recontados nos quadrinhos de Kim Yong-Hwe, um dos grandes talentos coreanos da HQ.

O mais legal dessa adaptação é o fato do autor criá-la como se fosse um livro didático, para crianças mesmo, mas sem ser bobo ou infantil. Entre um capítulo e outro da história, ele se dá ao trabalho de fazer um pequeno resumo dos eventos, contextualizar as situações dentro da História e tecer pequenos comentários sobre alguns termos usados no texto, como "imperialismo", por exemplo.

Interessante também o paralelo que Yong-Hwe traça entre Guevara e o personagem Neo, da trilogia "Matrix". Afinal, ambos eram considerados "terroristas" (sic) pelas autoridades e pela mídia corporativa, mesmo lutando pela liberdade e pela igualdade entre as pessoas. Já vi profissionais da opinião dizendo que essa comparação é absurda, mas absurdo mesmo é que mais gente não a tenha feito antes (para vocês verem como tem gente que ainda não entendeu nada do que "Matrix" é feito). Veja abaixo reproduções das páginas que mostram o Neo-Che (clique nas figuras para vê-las em tamanho maior).



A leitura é leve e chega a emocionar em alguns momentos - como quando "Che" encontra uma menina morta depois do ataque de um bombardeiro a um bairro pobre na Guatemala ou quando a população carente de Cuba ajuda os guerrilheiros dando seus alimentos a eles.

Os desenhos são feitos no estilo dos mangas orientais, mas isso não chega a incomodar, pois o autor ao menos tenta adaptá-los à feição de cada personagem.

Obviamente, a turma da direita e seus papagaios de pirata vão malhar a obra dizendo que é pura e simples mitificação de um "baderneiro profissional", enquanto outros vão afirmar que eles não fizeram nada de bom, apenas retiraram um ditador (Fulgêncio Batista) para colocar outro no lugar (Fidel Castro).

Entretanto, para quem tem um mínimo de conhecimento de História (especialmente a cubana) e costuma buscar informações além do que é mostrado (e omitido) pela parcial mídia corporativa, este "Che" é uma pequena jóia que presta uma bonita homenagem a esse ser humano exemplar, o qual continua influenciando corações e mentes mesmo 40 anos depois de seu assassinato na Bolívia, pelas mãos de mercenários financiados pela CIA.

Um trabalho que vale a pena conhecer e disseminar, principalmente entre os mais jovens.


BAIXAR: http://www.megaupload.com/?d=2O1JR1G0

Elogio da Loucura - Erasmo de Rotterdam


O “Elogio da Loucura”, é um ensaio escrito em 1509, e publicado em 1511. O Elogio da Loucura é considerado um dos mais influentes livros da civilização ocidental e um dos catalisadores da Reforma Protestante. O livro começa com um aspecto satírico para depois tomar um aspecto mais sombrio, em uma série de orações, já que a loucura aprecia a auto-depreciação, e passa então a uma apreciação satírica dos abusos supersticiosos da doutrina Católica e das práticas corruptas da Igreja Católica Romana. O ensaio termina com um testamento claro e por vezes emocionante dos ideais cristãos.
Autor: Erasmo de Rotterdam
Tamanho: 337 Kb
Formato: Pdf
Disponivel em: http://www.4shared.com/file/256903680/28cdbb54/Erasmo_de_Rotterdan_-_Elogio_d.html