terça-feira, 15 de dezembro de 2009

História da Vida Privada – Volume 01 – Do Império Romano ao Ano Mil

[História Geral] História da Vida Privada – Volume 01 – Do Império Romano ao Ano Mil

historiadavidaprivada [História Geral] História da Vida Privada   Volume 01   Do Império Romano ao Ano Mil
Extensa e detalhada análise do cotidiano ao longo da História universal. Uma obra enciclopédica que, por sua abrangência, seriedade e funcionalidade, tornou-se um best-seller tanto junto ao público leigo como ao especializado.

Prefaciado pelo historiador francês Georges Duby, que dirige a coleção ao lado de Philippe Ariès, este primeiro volume cobre um período de cerca de oito séculos, do declínio do Império Romano à Alta Idade Média ocidental e à Bizâncio dos séculos X e XI.O livro reúne ensaios que examinam a vida cotidiana de cidadãos e escravos, senhores e servos – sua sexualidade, o casamento, a família, as diversas formas de moradia, as atitudes religiosas e as práticas funerárias -, compondo um quadro dos comportamentos individuais e sociais no período abordado.

História da Vida Privada – Volume 01 – Do Império Romano ao Ano Mil

Tamanho: 3 mb |Formato: doc | Digitalização: Digital Source

Coleção Os Pensadores – Dante Alighieri e São Tomás de Aquino

[Filosofia] Coleção Os Pensadores – Dante Alighieri e São Tomás de Aquino

tomasdante [Filosofia] Coleção Os Pensadores   Dante Alighieri e São Tomás de Aquino
Seleção de textos destes dois pensadores.

SANTO TOMAS DE AQUINO:

O ENTE E A ESSÊNCIA (1242/43)
QUESTÕES DISCUTIDAS SOBRE A VERDADE (1256/59)
SÚMULA CONTRA OS GENTIOS (1259/60)
COMPÊNDIO DE TEOLOGIA (cap. I a XXXVI e LXXVI a C) (1260)
SUMA TEOLÓGICA (seleção) (1265)
Os textos escolhidos mostram as teses fundamentais do tomismo: a distinção entre essência e existência, relação entre razão e fé, a noção de verdade, natureza e existência de Deus.

DANTE ALIGHIERI

VIDA NOVA (1293)
MONARQUIA (1313)
Vida Nova apresenta o drama humano da procura da verdade eterna e de um mundo platônico de purasidéias. Monarquia, tratado político, analisa a relação entre poder temporal e poder espiritual.
Tradução: Luiz João Baraúna, Alexandre Correia, Paulo M. Oliveira, Blasio Demétrio, Carlos do Soveral Consultores das Introduções: Carlos Lopes de Mattos (Santo Tomás), Ângelo Ricci (Dante)

Coleção Os Pensadores – Dante Alighieri e São Tomás de Aquino

Os intelectuais e a organização da cultura

[Sociologia] Os Intelectuais e a organização da cultura – Antonio Gramsci


capa1 [Sociologia] Os Intelectuais e a organização da cultura   Antonio Gramsci

Partindo da tese de que as classes sociais criariam seus “intelectuais orgânicos”, Gramsci reforça o papel crucial da vanguarda revolucionária nos processos de transformação político-sociais.

Tamanho: 1mb | Formato: pdf | Enviado por Aelius

Sobre a Modernidade

[História da Arte] Charles Baudelaire – Sobre a Modernidade

Imagem
Autor dos conhecidos poemas “As flores do mal”, Charles Baudelaire foi também o maior crítico de arte de seu tempo. Perseguido pela obsessão de formar uma consciência estética, Baudelaire tem idéia clara sobre a função crítica. Ela não deve ser fria e algébrica, nem desprovida de amor e ódio. Tampouco deve exprimir a condescendência dos floreios e gentilezas. A crítica justa – única possível – é parcial, apaixonada e política. O universo é subjetivo e é subjetivamente que Baudelaire recusa ou elogia um artista. Sabe mostrar-se irritado e apaixonado e joga-se por inteiro nos seus artigos sobre as artes. É principalmente por ter sido um precursor da estética moderna que Baudelaire aparece como marco obrigatório de referência a todos os que pensam a modernidade hoje.

Charles Baudelaire – Sobre a Modernidade

O que é Cultura

[Antropologia] O que é Cultura – José Luis dos Santos – Coleção Primeiros Passos


capa [Antropologia] O que é Cultura   José Luis dos Santos   Coleção Primeiros Passos
A história do homem é marcada pela coexistência de múltiplas culturas. Essa variedade é muito importante, pois observando as práticas e tradições de outros povos somos levados a refletir sobre a coletividade à qual pertencemos.
Afinal, será que são gratuitas as diferentes formas de organizar a vida social, de conceber e expressar a realidade? Livro da Coleção Primeiros Passos.

O que é Cultura – José Luis dos Santos – Coleção Primeiros Passos

Tamanho: 768kb | Formato: pdf| Lançamento PDL

O que é Arte

[Arte] O que é Arte – Jorge Coli – Coleção Primeiros Passos


545894 [Arte] O que é Arte   Jorge Coli   Coleção Primeiros Passos
Da harmonia grega ao kitsch de todos os tempos. Da Monalisa à Marilyn de Andy Warhol. Afinal, quem decide o que é e o que não é arte? Todos que tentaram definí-la criaram concepções parciais, limitadas no seu tempo e no seu espaço. Neste texto simples e direto Jorge Coli desvenda o enigma. Livro da Coleção Primeiros Passos.

O que é Arte – Jorge Coli

Tamanho: 795kb | Formato: pdf | Enviado por Deusa Hera