domingo, 23 de agosto de 2009

Minissérie Era das Utopias




Notícias
TV Brasil reafirma parceria com a produção independente e lança Era das Utopias, minissérie do cineasta Silvio Tendler

Publicado em 19 de agosto de 2009


A TV Brasil lançou hoje (19) a minissérie Era das Utopias do cineasta Silvio Tendler com a presença de jornalistas, cineastas, estudantes, diretoria e funcionários da emissora na sede da EBC no Rio de Janeiro.

Durante a cerimônia houve a apresentação de um vídeo de seis (6) minutos, com uma pequena mostra do resultado de 19 anos de pesquisa do cineasta, que andou por diversos lugares em busca de respostas para compor a história de sua geração.

Silvio Tendler lembrou que a minissérie retrata as principais transformações sociais, econômicas, culturais e artísticas após a Segunda Guerra Mundial. “Fui criado num tempo em que se acreditava que o socialismo fosse a salvação para tudo. De repente o mundo desmilinguiu”, conta o cineasta. Ele lembra que, nessa época, começou a se discutir as utopias. “Viajei o mundo atrás dessa idéia”.

O diretor geral da emissora, Paulo Rufino, fez questão de ressaltar que este casamento entre a TV Brasil e a produção independente é a missão da TV pública e que a EBC está aberta para dinamizar ainda mais esta parceria. Rufino aproveitou a fala da escritora norte- americana, Susan Sontag, no documentário, para completar seu discurso: "uma sociedade que não pensa é uma sociedade intelectualmente pobre" .

O diretor de produção, Roberto Faustino, que está reformulando a programação da TV Brasil, anunciou que a minissérie Era das utopias abre a temporada da nova grade da emissora que, em setembro, estreia cerca de 20 novos projetos, entre produções próprias, independentes e coproduções.

Faustino destacou que a minissérie faz parte da construção de uma linguagem própria da TV Brasil. Ele lembrou ainda que Era das Utopias é um produto atraente para todos os tipos de telespectador e que “será exibido às 20h30 para que o público familiar tenha oportunidade de assistir ao que a TV tradicional não mostra”.

Falando em nome da Abraci – Associação Brasileira de Cineastas, a cineasta Tetê Morais, elogiou o trabalho de Silvio Tendler e disse esperar que a parceria com a produção independente se amplie e que haja mais espaço para a linguagem do cinema brasileiro na TV Brasil.

Os primeiros capítulos de Era das Utopias tratam do surgimento da utopia socialista e de todas as suas conseqüências durante o século XX. Já os capítulos referentes à utopia capitalista mostrarão a derrocada do Socialismo com a queda do muro de Berlim, em 1989. Além dos desdobramentos gerados e muitos outros fatos que levaram às novas utopias, derivadas do conflito entre novas tecnologias e velhas mazelas. Para Tendler, a luta das atuais gerações é a preservação do planeta. “Salvar o planeta dos danos causados pela utopia capitalista e pela utopia comunista é a nova utopia”, afirma o diretor.

Era das Utopias exibirá algumas imagens de arquivo, além de imagens e entrevistas inéditas dos principais intelectuais, artistas e personagens do período, como: Apolônio de Carvalho, Albert Jacquard, Eduardo Galeano Ferreira Gullar, Gillo Pontecorvo, Jacob Gorender, Noam Chomsky, Jaguar, Augusto Boal, Edgar Morin, Sérgio Cabral, Susan Sontag, Tom Zé, entre outros.

A minissérie Era das Utopias estreia dia 31 de agosto, segunda-feira, às 20h30, na TV Brasi

Fonte: http://www.tvbrasil.org.br/saladeimprensa/noticia_057.asp acessado no dia 23 de agosto de 2009