domingo, 19 de julho de 2009

Memórias do Meu Tempo - J. M. Pereira da Silva

Imagem



Memórias políticas do Segundo Reinado, os registros e comentários do autor cobrem os acontecimentos nacionais do período de julho de 1840 a dezembro de 1886. Trata-se, portanto, de uma extensa crônica política escrita de forma ágil, em que o autor busca demonstrar a excelência das instituições da Monarquia parlamentar constitucional brasileira. Pereira da Silva analisa igualmente a situação financeira do Segundo Reinado, tornando esse livro o mais circunstanciado e detalhado sobre a administração das finanças publicas do período enfocado.

Baixe aqui

História da Capitania de São Vicente - Pedro Taques de Almeida Pais Leme

Imagem





Fidalgo e erudito, Pedro Taques é um dos primeiros historiadores dos povos paulistas, seja por intermédio de seus estudos sobre a genealogia dos grandes homens que povoaram São Paulo, seja resenhando a ocupação do território. Seu conhecimento dos homens e da História era tão grande que chegou, em certo momento de sua vida, a servir de testemunha para dirimir dúvidas sobre a posse e a sucessão da capitania. Embora escreva no século XVIII, Pedro Taques tem a noção exata de sua função como historiador. Desta maneira, documenta-se de fontes primárias e secundárias. Homem de vida opulenta que chega í velhice na mais humilhante pobreza, Taques, utilizando-se dos cargos que teve, espalhou uma rede de coletores de informações em várias localidades.
Pedro Taques pesquisou em Portugal, nos documentos eclesiásticos, nos cartórios e em outras fontes oficiais. História da Capitania de São Vicente é um livro que mostra o aparecimento das povoações paulistas e, de modo generalizado, conta uma parte importante da formação do próprio Brasil. A longa introdução de Afonso de E. Taunay sobre vida e obra de Pedro Taques dá um encanto a mais ao livro que por si só se basta.

Baixe aqui

Brasil: Terra e Gente (1871) - Oscar Canstatt

Imagem



O autor, que viera para o Brasil em 1868, aqui trabalhou na Comissão Imperial de Agricultura, e foi diretor de uma colônia alemã no sul do País. Sobre essa obra, escrevera seu tradutor, Eduardo de Lima Castro: "...publicado em 1877, como tantos outros livros de que é rica a literatura teuto-brasiliense desde a narrativa da viagem de Hans Staden em 1549, constitui preciosa fonte de informações para o estudo de nossa história e da nossa evolução político-econômico-social" no período pós-guerra do Paraguai. Embora encerre alguns preconceitos da época, traz dados estatísticos sobre nossa produção, indústria, comércio e navegação, além de outras informações relevantes.

DOWNLOAD

O que é Etnocentrismo? - Everardo Rocha





Sinopse:

Exemplar da Coleção Primeiros Passos que fala de uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, o etnocentrismo pode ser visto como a dificuldade de pensar a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc. Perguntar, pois, sobre o que é etnocentrismo é indagar sobre um fenômeno onde se misturam tanto elementos intelectuais e racionais quanto elementos emocionais e afetivos. Estes dois planos do espírito humano, sentimento e pensamento, vão juntos compondo um fenômeno não apenas fortemente arraigado na história das sociedades, como também facilmente encontrável no dia-a-dia das nossas vidas. Assim, a colocação central sobre o etnocentrismo pode ser expressa como a procura de sabermos os mecanismos, as formas, os caminhos e razões, enfim, pelos quais tantas e tão profundas distorções se perpetuam nas emoções, pensamentos, imagens e representações que fazemos da vida daqueles que são diferentes de nós.


O Que é Mito? - Everardo Rocha



Imagem

Sinopse:

O mito há de ser sempre um desafio, uma abertura, um enigma. De sentido múltiplo e difuso, é através dele que as sociedades exprimem suas contradições, dúvidas e inquietações. Quase indefinível, pode designar desde o mito de Édipo até o de Michael Jackson, passando pelo mito da mulher amada ou da eterna juventude. Que "verdade" podemos encontrar nele? Quais suas possíveis origens e interpretações?


A Ditadura de Êlio Gaspari - Vols. I, II, III e IV

A Ditadura Envergonhada - Vol. I

Imagem

Sinopse

Em 1984, o jornalista Hélio Gaspari ganhou uma bolsa de três meses do Wilson Center for International Scholars. Sua intenção era escrever um ensaio cujo título já estava definido: "Geisel e Golbery, o Sacerdote e Feiticeiro". Em cerca de cem páginas, Gaspari pretendia explicar por que entre 1974 e 1979 o ex-presidente e o chefe do seu gabinete Civil desmontaram a ditadura militar, quando na década anterior, entre 1964 e 1967, haviam ajudado a construí-la. A convicção de que bastariam cem páginas foi abandonada; dezoito anos depois, o que era um ensaio se transformou em cinco livros. Em A Ditadura Envergonhada, o leitor vai encontrar um minucioso relato do golpe de 1964, com seus lances de acaso e improvisos, a luta pelo poder nos primeiros anos do governo militar, a criação do SNI e os bastidores da elaboração dos primeiros atos institucionais, até a edição do Ato Institucional nº5 , em dezembro de 1968, e a famosa aula de tortura de outubro de 679, dada por um tenente no quartel da Vila Militar no Rio de Janeiro, quando a ditadura deixa de se envergonhar de si própria. Esta obra trata-se do primeiro livro da coleção e primeiro volume da série As Ilusões Armadas
REEDITADO



A Ditadura Escancarada - Vol. II

Imagem

Sinopse

Escancarada, a ditadura firmou-se. A tortura foi o seu instrumento extremo de coerção e extermínio, o último recurso da repressão política que o AI-5 libertou das amarras da legalidade. A ditadura envergonhada foi substituída por um regime a um só tempo anárquico nos quartéis e violento nas prisões. Foram os Anos de Chumbo. Este livro trata do período que vai de 1969, logo depois da edição do AI-5, ao extermínio da guerrilha do Partido Comunista do Brasil, nas matas do Araguaia, em 74. Foi o mais duro período da mais duradoura das ditaduras nacionais. Ao mesmo tempo, foi a época das alegrias da Copa do Mundo de 1970, do aparecimento da TV em cores, das inéditas taxas de crescimento econômico e de um regime em pleno emprego. Foi o Milagre Brasileiro. O Milagre Brasileiro e os Anos de Chumbo foram simultâneos. Ambos reais, coexistiram negando-se. Quem acha que houve um, não acredita (ou não gosta de admitir) que houve o outro. Nas páginas deste livro, estão os dois. Se nelas há mais do chumbo que do milagre, isso se deve í convicção do autor de que a tortura e a coerção política dominaram o período. A tortura envenenou a conduta dos encarregados da segurança pública, desvirtuou a atividade dos milagres da época, e impôs constrangimentos, limites e fantasias aos próprios governos ditatoriais.



A Ditadura Derrotada - Vol. III

Imagem

Sinopse

Geisel ( o Sacerdote) e Golbery ( o Feiticeiro) formaram uma parceria sem precedentes na história do Brasil. Era uma amizade a serviço. Começava e terminava no Planalto. Geisel era o presidente da República e Golbery, seu chefe do Gabinete Civil. Não se frequentavam, não almoçavam juntos. Contam-se nos dedos as ocasiões em que Golbery foi ao palácio da Alvorada e aquelas em que Geisel o visitou na granja do Ipê, onde morava. Os dois generais aproximaram-se durante o primeiro governo da ditadura, quando Geisel, com 56 anos, chefiou o Gabinete Militar do presidente Castello Branco e Golbery, com 52, fundou e dirigiu o Serviço Nacional de Informações. Voltaram ao poder no dia 15 de março de 1974. Tinham o propósito de desmontar a ditadura radicalizada desde 1968, com a edição do Ato Institucional 5. Queriam restabelecer a racionalidade e a ordem. Geisel recebeu uma ditadura triunfalista, feroz contra os adversários e benevolente com os amigos. Decidiu administrá-la de maneira que ela se acabasse. Não fez isso porque desejava substituí-la por uma democracia. Assim como não acreditava na existência de uma divindade na direção dos destinos do universo, não dava valor ao sufrágio universal como forma de escolha de governantes. Queria mudar porque tinha a convicção de que faltavam ao regime brasileiro estrutura e força para se perpetuar. Em dois outros livros (A ditadura envergonhada e A ditadura escancarada) procurei contar a história do consulado militar desde a deposição do presidente João Goulart, em 1964, até a caçada dos guerrilheiros do Partido Comunista do Brasil, nas matas do Araguaia, em 74. Neste, vão narradas as vidas de Geisel e Golbery, a articulação que os levou ao Planalto, a formação do governo e seu caminho até a eleição de 1.974, na qual a ampla e inesperada vitória da oposição alterou o curso da ditadura. Esta obra trata-se do terceiro livro da coleção e primeiro volume da série O Sacerdote e o Feiticeiro ( que dá seqüência aos livros de As Ilusões Armadas)



A Ditadura Encurralada - Vol. IV

Imagem

Sinopse

Gaspari se tornou depositário de cinco mil documentos do Arquivo Golbery e do diário de Heitor Ferreira, secretário particular de Geisel, "o sacerdote", e de Golbery, "o feiticeiro" para escrever ´A ditadura derrotada´ - primeiro volume do tríptico ´O sacerdote e o feiticeiro´ - obra espetacular, já que trata de conversas e de assuntos cujo conteúdo nem mesmo os envolvidos sabiam. Num dos trechos mais importantes de ´A ditadura derrotada´ fica-se sabendo que Geisel, antes de ser empossado em fevereiro de 1974, ouviu do general Dale Coutinho que o "negócio" - a repressão í subversão - "melhorou quando começamos a matar", numa referência ao fim dos "confrontos armados" e dos "suicídios" suspeitos e ao surgimento da figura do "desaparecido". "Ó Coutinho", disse o futuro presidente, "esse troço de matar é uma barbaridade mas eu acho que tem que ser." Disse isso com a mesma simplicidade com que repeliu o golpe dentro do golpe, ao vê-lo se desenhando após a vitória da oposição nas eleições de 1974. "Pois não fizemos uma eleição? É isso e pronto!" O resto das revelações fica para esta grande obra intitulada A ditadura encurralada, novo volume de ´O sacerdote e o feiticeiro´, cobrindo até a demissão do general Sylvio Frota, em 1977, pá de cal no autoritarismo.

O Que é Semiótica - Lúcia Santaella



Imagem

Sinopse
Para um passeio pela mais jovem das ciências humanas, a Semiótica, tendo sempre como guia criador Charles Sanders Peirce. O trajeto proporcionará uma visão panorâmica dos principais fundamentos, particularidades e fronteiras desta teoria geral dos signos. Convém lembrar que, apesar de o caminho ser difícil, as belezas do lugar são muitas e é bom permanecer com os olhos bem abertos, pois além de escondidas, elas passam muito rapidamente.


Link para download
C L I Q U E

Cultura e Opulência do Brasil - André João Antonil



Imagem

Sinopse
Jesuíta que viveu no Brasil e acompanhou o P. Antonio Vieira em 1681. Tornou-se professor de retórica e filosofia no Colégio da Bahia. Sua obra é considerada, na Bibliografia Brasileira, de originalidade, pois aborda a economia agrícola verdadeiro tratado de economia rústica aplicado ao setor da cana de açúcar, inspirada em obras clássicas sobre o assunto. Abrange seis grandes capítulos que se referem a: açúcar, minas de ouro, tabaco, gado, e descreve os dois caminhos de entrada para as Minas Gerais onde se encontravam as minas de ouro. Tão logo publicada, em 1711, Cultura e opulência do Brasil foi, por razões de estado, confiscada e destruída por ordem de D. João V ao Presidente do Conselho Ultramarino, Duque de Cadavel, ordem de 20.03.1711.

Link para download
C L I Q U E

Livros Lévi-Strauss

O Olhar Distanciado

Imagem

Sinopse:

Mais um livro muito bem conhecido de Lévi-Strauss, no meio acadêmico, "O Olhar Distanciado debruça-se sobre os grandes temas antropológicos - parentesco, organizaçao social, mitologia, ritual, arte. Constituido por escritos esparsos e dificilmente acessíveis, toma a envergadura de um pequeno tratado de etnologia, ou de uma introdução a esta disciplina, cujos capitulos maiores estão aqui representados.

PS. Como essa é uma edição portuguesa da obra, muitas palavras estarão grafadas diferentemente da edição brasileira




A Oleira Ciumenta

Imagem

Sinopse:

Escrito entre dezembro de 1983 e abril de 1985, A Oleira Ciumenta é um trabalho de Lévi-Strauss, antropólogo francês famoso e muito conhecido nos meios acadêmicos. Neste livro ele percorre todo o pensamento mítico do continente americano, analisa a figura da ceramista ( a oleira ) e as relações deste seu ofício com a personalidade humana, em especial com o ciùme. Mostra a distância que separa a análise estrutural e a psicanálise de Freud no estudo dos mitos. Em outros momentos se alia a Freud e critica Jung. Asim, polemiza e faz o caminho inverso dos psicanalistas: interpreta as teorias destes á luz de costumes e conceitos há milhares de anos nas comunidades indígenas americanas.




De Perto e De Longe

Imagem

Sinopse:

O antropólogo e escritor francês Claude Lévi-Strauss, que abriu novas perspectivas ao pensamento científico de nosso século, sempre caracterizou-se por um comportamento discreto e raras vezes atendeu solicitações para falar sobre sí mesmo. Mas em DE PERTO E DE LONGE, concede longa entrevista a Didier Eribon e fala de seu itinerário intelectual; da gênese de seus livros; suas viagens - inclusive a longa temporada entre 1935 e 1939 passada no Brasil -; seus encontros e opiniões sobre grandes personalidades com Sartre, Lacan, Jakobson, Boas e Raymond Aron e vários outros assuntos do maior interesse.
Dono de uma intelgência marcante e testemunha privilegiada de seu tempo, Lévi-Strauss mostra-se, em DE PERTO E DE LONGE, como um homem apaixonado por seu trabalho, pela cultura em seus múltiplos. A leitura deste livro, além de profundamente agradável e edificante, consagra definitivamente Lévi-Strauss, não só como um dos mais importantes pensadores da segunda metade do século XX, mas também como um grande humanista.




Mito e Significado

Imagem

Sinopse:

Pelo estudo sucessivo das cosmologias e cosmogonias, este livro procura abordar algumas questões fundamentais: relação entre problemática individual e coacção social, entre lógica social e ideologia, entre ideologia e violência.






A Estética de Lévi-Strauss

Imagem

Sinopse:

Esse livro nasceu como uma contribuição - exposta oralmente em 1969 - ao seminário conjunto de antropologia social do Collège de France e da Ecole Pratique des Hautes Etudes ( Paris ), dirigido pelo professor Claude Lévi-Strauss.
Trata-se de uma reflexão estética de algumas obras de Claude Lévi-Strauss, e mais ainda de certos conceitos decisivos da Antropologia Estrutural.
Titulo Original : L´Esthétique de Lévi-Strauss.
Autor: José Guilherme Merquior


domingo, 12 de julho de 2009

O Óleo de Lorenzo

imagens-postar165

Download do Filme

Informações do Filme

Arquivo: O Óleo de Lorenzo
Título Original: Lorenzo’s Oil
Ano de Lançamento: 1992
Gênero: Drama
Idioma: Português
Formato: DVDRip / RMVB
Tamanho: 435 Mb


Sinopse

Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.

Do Cidadão - Thomas Hobbes



Imagem

Sinopse:

Thomas Hobbes é um dos mais importantes filósofos da Inglaterra do século XVII. O conjunto de sua obra influenciou homens e nações. Em 1640, fugindo do governo de Oliver Cromwell, Hobbes foi viver em Paris, onde escreveu contestações ís Meditationes (Meditações) de descartes e publicou a primeira versão de De Cive (Do Cidadão) em que tratou a questão das relações entre Igreja e Estado. Para Hobbes, a Igreja cristã e o Estado cristão formavam um mesmo corpo, encabeçado pelo monarca, que teria o direito de interpretar as Escrituras, decidir as questões religiosas e presidir o culto. É leitura obrigatória para quem estuda Política e Direito. Em 1651 saiu sua principal obra, Leviatã, em que expõe sua filosofia política. Para Hobbes, a fonte do poder monárquico não residia no direito divino, mas na manutenção do contrato social.


Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários e Prática Educativa - Paulo Freire



Imagem

Sinopse

Somos muitos professores neste país. Preocupados com salários, com capacitação, com condições de trabalho, com a tarefa de ensinar. Na busca permanente de aprendizado, poucas vezes encontramos textos apropriados como este. Nele Paulo Freire nos ensina a ensinar partindo do ser professor. Numa linguagem acessivel e didática ele reflete sobre saberes necessários í prática educativo-crítica fundamentados numa ética pedagógica e uma visão de mundo alicerçadas em rigorosidade, pesquisa, criticidade, risco, humildade, bom senso, tolerância, alegria, curiosidade, esperança, competência, generosidade, disponibilidade... molhadas pela esperança. Aqui as leitoras e os leitores encontrarão a necessária Pedagogia da Autonomia. Autonomia que faz da própria natureza educativa. Sem ela não há ensino, nem aprendizagem.

Link para download

C L I Q U E

O Que Faz o Brasil, Brasil? - Roberto da Matta

Imagem


Sinopse:

No livro o autor procura mostrar que o Brasil é diferente do resto do mundo devido a mistura de raças, crenças, etc. Nós tratamos tudo com muita emoção. Somos muito orais, como diria Freud. Por exemplo, o sexo é visto como comida: "comi fulana, era deliciosa" (isto está mesmo no livro).
Além disso, apesar da discriminação que há no Brasil, a miscigenação é bem vista. Mulatos sempre tem um alto grau de sexualidade em relação aos brancos.

Em sua obra “O Que Faz o Brasil, Brasil?”, o antropólogo Roberto Damatta compara a postura dos norte-americanos e a dos brasileiros em relação às leis. Explica que a atitude formalista, respeitadora e zelosa dos norte-americanos causa admiração e espanto nos brasileiros, acostumado a violar e a ver violada as próprias instituições; no entanto, afirma que é ingênuo creditar a postura brasileira apenas à ausência de educação adequada. Pode-se creditar à pouca-vergonha do brasileiro.

Em “O que faz o brasil, Brasil?” Da Matta fala sobre: a questão da identidade brasileira; a relação casa-rua-trabalho; sobre a ilusão das relações raciais; a relação entre as comidas e as mulheres; o momento do carnaval, no qual o mundo passa a ser visto como teatro e prazer; sobre as festas da ordem e o modo de “navegação social”: a malandragem e o jeitinho; e, questões ligadas às crenças do povo brasileiro. A obra nos remete à idéia de dois brasis – um com o “b” (simbolizando o país explorado) e outro com “B” (simbolizando uma nação com suas características e valores próprios). A partir das abordagens do autor, chegamos a reflexões diversas sobre a constituição do Brasil, como por exemplo, em relação ao perfil do país, sobre a nossa constituição mestiça, sobre o fato de sermos, em alguns aspectos, conservadores, de sermos considerados um país pobre, devido à má distribuição da renda. Além disso, ele nos demonstra que há um conjunto de informações acerca do Brasil que constitui uma identidade nacional e que, possivelmente, pode determinar um perfil para o Brasil. Percebe-se a problematização de algumas estruturas da composição social brasileira, criando alguns conceitos e aplicando outros, no sentido de compreender o modo como os membros da sociedade brasileira interagem.

A Casa & A rua - Roberto da Matta



Imagem


Sinopse

Autor de importantes estudos de antropologia urbana, Roberto DaMatta conseguiu a incrível façanha de levar seus estudos a um grande público e ao mesmo tempo ser saudado como um dos maiores intelectuais do Brasil.

A casa & a rua, agora lançado pela Rocco em quinta edição, é um livro essencial para quem deseja compreender a sociedade brasileira e sua intrincada rede de relações. A idéia básica do estudo é que, no Brasil, a casa e a rua não representam apenas espaços geográficos, mas são acima de tudo entidades morais, esferas de ação social. O mesmo homem sensato em família, quando vai para o mundo da rua se transforma em inoportuno. A cordialidade, assim, está restrita ao mundo da casa.

Em um estudo definitivo sobre Dona Flor e seus dois maridos e outras obras de Jorge Amado, DaMatta observa a visão sutil e provocadora do ambíguo como algo positivo e desejável, um ponto de apoio para se entender sociologicamente o nosso universo.

O entendimento do Brasil, para DaMatta, também se dá por meio da percepção do que representa a morte no imaginário da população. O outro mundo, para o brasileiro, é uma realidade social de esperanças e potenciais que a história ou o mundo real impediram.

Um levantamento recente da Unicamp comprovou que Roberto DaMatta é o cientista social mais citado em trabalhos acadêmicos brasileiros. Seus ensaios - como esses apresentados em A casa & a rua - têm uma vitalidade que é fruto de seu imenso desejo de compreender o Brasil pelo único lado que lhe parece confiável: suas imensas contradições.

Sobre o autor: Roberto DaMatta é atualmente professor da Universidade de Notre Dame (EUA). Foi professor do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde dirigiu o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e chefe do Departamento de Antropologia. Seus livros Carnavais, malandros e heróis, A casa & a rua, O que faz o brasil, Brasil?, Explorações: ensaios de antropologia interpretativa, Relativizando, Conta de mentiroso e Torre de Babel foram publicados pela Rocco.



O Príncipe - Nicolau Maquiavel

O Príncipe
Imagem
Sinopse
´O Príncipe´, escrito em 1513, é um livro polêmico, perigoso e revolucionário. É um manual para ação. É a obra-prima de Maquiavel. Maquiavel é considerado o ´pai´ da ciência política e seus textos são analisados em escolas e universidades de todo o mundo.

Link para download
C L I Q U E

sábado, 11 de julho de 2009

Microfísica do Poder



Imagem

Sinopse

A medicina, a Psiquiatria, a Justiça, a Geografia, o corpo, a se xualidade, o papel dos intelectuais, o Estado são analisados por Foucault em vários artigos, entrevistas e conferências reunidos neste livro. Todos os textos têm como tema central a questão do poder nas sociedades capitalistas: sua natureza, seu exercício em instituições, sua relação com a produção da verdade e as resistências que suscita.

Link para download
C L I Q U E

[Filosofia] Coleção Os Pensadores - Platão

[Filosofia] Coleção Os Pensadores - Platão

Postado por: PDL / Categorias: Filosofia, Técnicos e Científicos

Imagem

Os gregos antigos inventaram a democracia, a noção de cidadania e foram os primeiros a sentir e expor a necessidade de ultrapassar o terreno das meras opiniões, os ensinamentos dos mitos e as crenças supersticiosas. Propuseram-se a atingir um conhecimento verdadeiro, um saber efetivamente científico. Nessa busca, Platão, que cria sua Academia em 387 a.C. em Atenas, tem papel fundamental. Apura a dialética socrática para torná-la apta a desenvolver um saber sistemático, capaz de se alçar do sensível para o inteligível — o mundo das idéias. Sua influência, uma das mais profundas da história do pensamento, ainda hoje encontra-se no horizonte de toda investigação teórica.

Coleção Os Pensadores - Platão

DOWNLOAD

[História/Política] História das Idéias e Movimentos Anarquistas Vol. 1 e 2 - George Woodcock

ImagemImagem


Este é um dos livros mais completos e esclarecedores sobre as origens e a história do movimento Anarquista através dos tempos.
Uma obra fundamental para o conhecimento profundo da doutrina Anarquista, desde seu nascimento até sua expressão como movimento,
expondo o pensamento de seus principais teóricos como Proudhon, Bakunin, Kropotkin, Godwin, Stirner, Tolstoi e tantos outros.

A partir do momento em que Proudhon bradou que “A propriedade é um roubo!” foram estabelecidos os fundamentos doutrinários
para a criação de sistemas antigovernamentais, substituindo o Estado autoritário por um tipo de cooperação
não-governamental entre indivíduos livres.

“Todo aquele que contesta a autoridade e luta contra ela é Anarquista”, diz Sebastien Faure. A definição é tentadora em sua simplicidade,
mas é justamente dessa simplicidade que devemos nos precaver ao escrever uma história do Anarquismo.
Poucas doutrinas ou movimentos foram tão mal-entendidos pela opinião pública e poucos deram tantos motivos para confusão.
É por isso que, antes de traçar a evolução histórica do Anarquismo, como teoria e movimento este livro começa com uma definição:
o que é o Anarquismo? O que não é? Estas são as questões que devemos examinar em primeiro lugar.

DOWNLOAD

O Livro de Ouro da Mitologia - Thomas Bulfinch

Download Ouro da Mitologia: Histórias de Deuses e Heróis

O termo mitologia indica, de modo geral, um conjunto de histórias e lendas sem autoria definida, transmitidas oralmente de geração a geração.No estudo da civilização greco-romana a palavra mitologia passou a designar as histórias tradicionais dos deuses.

Download Grátis

O Livro de Ouro da Mitologia corresponde aos capítulos de Histórias de Deuses e Heróis, da Mitologia de Bulfinch, célebre historiador norte-americano, falecido em 1867.

  • Servidores : Easyshare/Rapidshare
  • Tamanho: 8 MB
  • Escolha um Servidor abaixo para fazer o Download:

    Download – Easyshare

    Download – Rapidshare

    Aventuras na História: O Egito de Tutancâmon

    Download Aventuras na História - O Egito de Tutancâmon

    Aventuras na História: O Egito de Tutancâmon

    Atualidades
    Os principais acontecimentos desde que nossa revista surgiu

    Agência espacial americana completa 50 anos de conquistas

    Engenheiro mexicano recria instrumentos musicais astecas.

    Download Grátis

  • Servidores : Easyshare/Rapidshare
  • Tamanho: 50 MB
  • Escolha um Servidor abaixo para fazer o Download:

    Download – Easyshare

    Download – Rapidshare

    [Filosofia] A Arqueologia do Saber - Michel Foulcalt

    [Filosofia] A Arqueologia do Saber - Michel Foulcalt

    Postado por: PDL / Categorias: Filosofia, Técnicos e Científicos

    arqueologiadosaber [Filosofia] A Arqueologia do Saber   Michel Foulcalt

    A importância desta obra no percurso teórico do autor é um esforço notável no sentido de se restabelecer as bases sólidas para a investigação científica e uma revisão conceitual que enfatizem a natureza recorrente da história epistemológica. Foucault nos legou neste livro uma lição de extraordinário valor, que irá sobreviver aos ataques radicais de críticos recentes que propõem esquecê-lo e o acusam de um niilismo dogmático e empobrecedor.

    A lição do autor é que não temos nada mais o que esperar de um falso conhecimento objetivo, nem das ilusões da subjetividade pura, mas tudo o que aprender e compreender de uma arqueologia das práticas (a medicina, a biologia ou a economia política), que fizeram de nós aquilo que somos. O domínio das coisas ditas é o que se chama arquivo; o papel da arqueologia é analisá-lo.

    A Arqueologia do Saber - Michel Foulcalt

    DOWNLOAD

    On the Road, Pé na estrada - Jack Kerouac


    Formato: PDF
    Tamanho: 1 Mb
    Download

    On the Road é considerado a obra prima de Jack Kerouac, um dos principais expoentes da Geração Beat estadunidense e considerado a bíblia dos jovens dos anos 60, que colocavam a mochila nas costas e botavam o pé na estrada. Foi lançado nos Estados Unidos da América, pela primeira, vez em 1957.
    Responsável por uma das maiores revoluções do século XX, On the Road escancarou ao mundo o lado sombrio do sonho americano, a partir da viagem de dois jovens – Sal Paradise e Dean Moriaty – que atravessaram os Estados Unidos de costa a costa. Acredita-se que Sal Paradise, o personagem principal, seja o próprio Jack Kerouac. Também são encontrados no livro alguns escritores na forma de personagens, como Allen Ginsberg, como Carlo Marx, e William Burroughs, como Old Bull Lee. É um livro que influenciou a música, do rock ao pop, os hippies e, mais tarde, até o movimento punk.

    A Razão na História - Hegel - Uma Introdução Geral à Filosofia da História


    hegelrazao [Filosofia] A Razão na História   Hegel   Uma Introdução Geral à Filosofia da História

    Nenhum outro sistema filosófico exerceu uma influência tão forte e tão duradoura na vida política como a metafísica de Hegel. Todas as ideologias recentes trazem a sua marca. Hegel trabalhou historicamente uma antítese contra a Idade Média: a eficiência social contra a moral cristã. A tarefa de nosso tempo parece ser a de produzir uma síntese das duas.

    A Razão na História é o nome que recebeu a introdução de Lições sobre Filosofia da História que segundo Robert S. Hartman, por sua vez autor da introdução didática a este livro, é a parte que contém a definição de Hegel sobre a questão.

    A Razão na História - Hegel - Uma Introdução Geral à Filosofia da História

    DOWNLOAD

    link opcional - rapidshare

    sábado, 4 de julho de 2009

    A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado




    Publicada em 1884, a obra A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado, de Friedrich Engels (1820-1895), traz a formação da sociedade moderna calcada na propriedade privada, na produção, no comércio e no poder do Estado. A análise da origem da família também é essencial neste livro, pois no entender de Engels, pois foi com o declínio de uma estrutura familiar primitiva ? organizada em grupos de interesses comuns, vivendo numa propriedade comum a todo, sem o comércio e o acúmulo de riquezas ? que a sociedade moderna foi se formando.O novo sistema reestrutura a família e, conseqüentemente, a posse do território, dividindo-o em partes, dando origem à propriedade privada com todos os benefícios e males que dela ocorrem. Em sua grande parte, esta obra é baseada em pesquisas e publicações do cientista americano e historiador da sociedade primitiva Lewis Henry Morgan (1818-1881).



    Revista Aventuras na História - Maio de 2009


    Revista Aventuras na História - Maio de 2009

    Estilo: Revista
    Gênero: História
    Edição: Maio de 2009
    Tamanho: 21 Mb
    Formato: Rar / Pdf
    Idioma: Português

    EasyShareRapidShare

    Aventuras na Historia - Ed. 54 - 01-2008 - A redescoberta do Brasil


    Imagem
    Opção 1:
    Imagem
    Opção 2:
    Imagem


    Aventuras na Historia - Ed. 55 - 02-2008 - Por dentro da CIA


    Imagem
    Opção 1:
    Imagem
    Opção 2:
    Imagem


    Aventuras na Historia - Ed. 56 - 03-2008 - A morte misteriosa de Jango


    Imagem
    Opção 1:
    Imagem
    Opção 2:
    Imagem


    Aventuras na Historia - Ed. 57 - 04-2008 - Inquisição

    Imagem
    Opção 1:
    Imagem
    Opção 2:
    Imagem


    Aventuras na Historia - Ed. 58 - 05-2008 - 1968

    Imagem
    Opção 1:
    Imagem
    Opção 2:
    Imagem


    Aventuras na Historia - Ed. -59 - 06-2008 - O Mistério do Graal


    Imagem
    Opção 1:
    Imagem
    Opção 2:
    Imagem


    Aventuras na Historia - Ed. 60 - 07-2008 - Lampião, a morte do herói


    Imagem
    Opção 1:
    Imagem
    Opção 2:
    Imagem